Estudo dos Maiores Trânsitos Planetários de 2 0 2 5 - Vênus e Marte
A Dança entre Vênus e Marte - Entre Água e Fogo
Seguindo nas análises dos movimentos de 2025, vários indicadores apontam para o surgimento um novo capítulo para a humanidade e, já na virada entre os anos 2024 e 2025, algo de novo já começou a ser sentido. Além das tensões planetárias que informaram as mudanças a caminho, a dupla retrogradação de Vênus e Marte indica, que todos nós fazemos parte deste grande movimento astrológico de transformação. Os planetas retrogradam em signos de Água e Fogo, caminham pelos domicílios e exaltação dos Luminares Sol e Lua ativando seus trânsitos.
Marte transita em retrogradação entre os signos de Câncer e Leão, onde a Lua e o Sol são domiciliados, com seu período de sombra traçando quase exatamente a primeira casa do Thema Mundi (que vai de 15° Câncer a 15° Leão). De acordo com a astrologia helenística, o Thema Mundi representa a Genitura do Mundo, ou seja, uma representação simbólica da criação do mundo, uma imagem do início da existência e do nascimento de gerações.
Vênus, por outro lado, transita em retrogradação entre Peixes e Áries, onde a Lua e o Sol estão em exaltação, e onde a Astrologia Tropical coloca o limiar entre o fim da gravidez e o nascimento no mundo, e a cada ano um novo nascimento astrológico com início de um novo ano astrológico no equinócio da primavera (0° Áries).
Importante aqui que se perceba que, se Sol e Lua representam a união entre as duas correntes de vida - Água e Fogo, que produzem o princípio vital que dá anima (vida, alma) às formas, a interação planetária entre Vênus e Marte representa a união dessas duas funções vitais e relacionais que permitem que o princípio vital se manifeste na materialidade. Em certo sentido, sem a intervenção de Vênus e Marte, o princípio vital produzido pela união do Sol e da Lua não teria como descer e se materializar no mundo físico.
Portanto, existe uma importância indiscutível na retrogradação de Vênus e Marte, que cria a dinâmica que fará com que esses dois planetas desempenhem o papel de “parteiros” do novo mundo que está prestes a nascer.
⭑ Marte Retrógrado entre Câncer e Leão
Marte fez seu ingresso em Câncer em 4 de setembro de 2024 e entrou em seu período de sombra em 5 de outubro do mesmo ano. A partir daquela data, Marte começou a desacelerar, até entrar em movimento retrógrado em 6 de dezembro de 2024. Depois de aperfeiçoar sua oposição ao Sol em 16 de janeiro, ele retornará ao movimento direto em 24 de fevereiro de 2025 e sairá da sombra em 2 de maio de 2025, deixando Leão em 17 de junho de 2025. Além disto, durante este ciclo de retrogradação, particularmente longo, Marte experimenta um período chamado fora de limites, que ocorre de 30 de Dezembro de 2024 até 07 de Abril de 2025, quando ele caminha fora de sua ecliptica regular de 23 graus Norte e, quando isto ocorre, ele tende a se expressar de forma mais extrema. Guerras, impulsividade, respostas energéticas e belicosas, tanto do indivíduos, quando da coletividade e seus representates públicos. Por outro lado, é um bom momento para exercícios e treinos de impacto, inclusive, esportes coletivos, que serão beneficiados com uma força extraordinária e capacidade física de força e resistência muito maior.
O período do ingresso do planeta no período de sombra até sua saída e ingresso em movimento direto, corresponde ao período completo de maturação de uma ideia e solução em sua vida, cujo problema foi despertado, trabalhado e, eventualmente, encontra seu próprio termo e solução durante este período.
No caso de Marte, o problema começou em 5 de outubro de 2024 e terminará em 2 de maio de 2025. No período em torno de 5 de outubro, o mundo experimentou um pico de tensão e conflito entre Israel e Irã após o assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em 27 de setembro de 2024. Em 1º de outubro, o Irã lançou 180 mísseis contra Israel para vingar a morte de Nasrallah e, em 5 de outubro, o aiatolá Khamenei apareceu na mesquita onde a comemoração pela morte de Nasrallah estava ocorrendo com um rifle na mão pedindo vingança.
Quando Marte mudou para movimento retrógrado em 6 de dezembro, a cidade de Hama, na Síria, caiu nas mãos de milícias islâmicas, marcando o início do fim do regime de Assad. Dois dias depois, Damasco também caiu e Assad fugiu para a Rússia.
A partir desses eventos, podemos assumir que esse Marte retrógrado está relacionado em particular aos conflitos na área do Oriente Médio. As próximas datas são 16 de Janeiro de 2025, com a oposição ao Sol; 24 de Fevereiro de 2025, quando Marte retornará ao movimento direto e 2 de Maio de 2025, quando o planeta emergirá da sombra. Marte então sairá de Leão em 17 de Junho de 2025 em direção a Virgem.
Lembrando que durante o período retrógrado, Marte esteve e estará por grande parte do tempo oposto a Plutão. Portanto, faça o exercício de relembrar o que estava ocorrendo em sua vida nas datas mencionadas de 2024, bem como quais são os planos e planejamentos envolvendo as datas no ano de 2025. Existe uma história completa desde a definição de um tema/problema, até sua solução/definição do melhor caminho.
⭑ Vênus ingressará em Peixes em 03 de Janeiro de 2025 e o início do período de sombra para retrogradação dar-se-á em 28 de Janeiro de 2025. O movimento retrógrado se inicia em 02 de Março de 2025; após aperfeiçoar sua conjunção com o Sol em 23 de Março de 2025. Vênus retornará ao movimento direto em 13 de Abril de 2025 e sairá da sombra em 16 de Maio de 2025, finalmente, deixa Áries em 6 de Junho de 2025.
Ao longo deste período, Vênus e Marte traçarão simultaneamente seus caminhos dentro de seus respectivos períodos de sombra de 28 de Janeiro a 2 de Maio de 2025. Durante este período, a questão relacionada à sombra de Marte estará entrelaçada com aquela relacionada à sombra de Vênus. De fato, durante este tempo, Vênus e Marte estarão em um aspecto de trígono em signos de água por um longo tempo, exceto por um curto período entre fevereiro e março, quando estarão em quadratura ampla com Marte em Câncer e Vênus em Áries.
No final deste período, os dois planetas, uma vez fora de suas respectivas sombras, formarão um longo trígono em signos de fogo (aproximadamente de 2 de Maio a 6 de Junho de 2025).
Antecipamo-nos em todas estas datas para que todos tenham a oportunidade de acompanhar o desenrolar dos acontecimentos que se desenvolverão entre o início do ano do Calendário Gregoriano de 2025 até meados de Junho de 2025 e que se manifestarão plenamente durante os meses de Julho e Agosto de 2025.
Podemos comparar esta conversa entre entre Vênus e Marte aos ponteiro dos minutos do relógio cósmico, enquanto os movimentos dos planetas lentos (especialmente Saturno, Netuno e Urano) representam o ponteiro das horas. E, de fato, o período entre 28 de Janeiro a 2 de Maio de 2025 coincide, aproximadamente, com o período entre a entrada de Netuno em Áries -30 de Março de 2025 e a entrada de Saturno em Áries - 25 de Maio de 2025. Eventualmente, o ingresso de Urano em Gêmeos - 7 de Julho de 2025 ratificará a mudança.