O que se descortina em nossos relacionamentos com a conjunção entre Vênus e Saturno em Peixes?
Durante todo o dia 19 de Janeiro de 2025 e até o próximo dia 23 de Janeiro de 2025 a conjunção entre Vênus e Saturno em Peixes em sextil com Mercúrio em Capricórnio estará ativa, conforme crônica anterior, que sugerimos a leitura antes de seguir na leitura desta narrativa. A relevância do aspecto no período que antecede a Lua Minguante em Escorpião no próximo dia 21 de Janeiro de 2025 está no fato de que nossas experiências ao longo do presente ano nos trarão marcadores energéticos em nossos Mapas Natais, pontos de energia que, conjuntamente, serão agentes transformadores dos enredos de nossas experiências como indivíduos e como coletividade.
Vênus é, sabidamente, o planeta que representa o amor, a beleza, as relações interpessoais e nossas riquezas materiais. Este é um planeta feminino que rege os signos de Touro e Libra, transitandop por terra e água com a mesma capacidade de elevação energética. Vênus neste momento está exaltada em Peixes. Entendemos que o período de exaltação é o trânsito mais positivo, abundante e benéfico para as energias do referido arquétipo. Pois, até mesmo o domicílio, que é considerado um lugar de interações positivas não alcança a abundância da exaltação planetária, como Vênus se encontra neste momento.
Portanto, os aspectos de Vênus são positivos, intensos e transformadores. Isto não representa, porém, um lugar de conforto sem transformação e, para tanto, temos aqui Saturno trazendo a estruturação física e mental, a crianção de limites e ordenamentos para a elevação energética de Vênus. Saturno é regente de Capricórnio, que representa a Casa 10, o lugar em que nos colocamos no mundo. O lugar de nosso transbordamento de conhecimento, capacidade e dons ao mundo. Um lugar que tem sido submetido aos sistemas sociais, políticos e econômicos em detrimento da individualidade.
No momento em que Vênus e Saturno se unem em Peixes, signo da espiritualidade e empatia profunda, do amor ao próximo e dos mergulhos profundos em nossa pisquê, somos chamados a olhar para tudo aquilo que estamos relegando a terceiros, aos familiares, aos cônjuges, aos chefes e às figuras de poder aquilo que deveria ser a manifestação de sua alma durante o processo encarnatório.
Por isto, propomos este exercício para olharmos para este aspecto, beneficiado por Mercúrio em Capricórnio e, além disto, com a Lua em Virgem em trígono com Plutão em Aquário é uma lua que nutre, que organiza e ordena nossos pensamentos. Esta Lua, portanto, surge como um marcador emocional e pode se manifestar em você através de sentimentos, insights e desejos de profundas transformações em seus relacionamentos.
Nosso exercício está na avaliação dos limites que somos capazes de estabelecer em nossos relacionamentos em nosso benefício. Sim, porque se avaliarmos todos os relacionamentos enumerados, acima, sempre olhamos para nossa entrega, nossas responsabilidades, nossos deveres e obrigações, que muitas das vezes ultrapassam os nossos próprios limites.
A busca para relacionamentos equilibrados e harmonicos e mutuamente benéficos caminha pelo estabelecimento de limites para os envolvidos e aqui vemos, claramente, os questionamentos que Saturno faz à Vênus neste momento de conjunção. E essa jornada começa por relembrar e reavaliar de suas prioridades, de seus sonhos, de seus objetivos, seus desejos esquecidos no tempo e seus dons. Olhe para este lugar interior, que pode estar profundo em sua mente, que precisa ser trazido para a superfície destas águas piscianas. Peixes é o signo das profundezas, cujo objetivo é ter a possibilidade de alcançar este lugar de profundidade e trazer para a superfície estórias profundas de sua alma.
A importância deste momento está no fato de que quando estas riquezas interiores são trazidas à mente consciente, Saturno informa como estruturar e trazer para a vida material. Saturno é uma energia maravilhosa para se viver a materialidade da Casa 10 e aqui, de termos coragem de estabelecermos limites para nossos crescimento e definição de nosso próprio Eu.
Existe uma máxima que diz que "estabelecer limites e criar a distância na qual eu posso amar você e a mim mesmo, simultaneamente" e aqui se captura uma compreensão profunda da natureza de limites saudáveis em relacionamentos. No modelo social em que estamos inseridos temos pouca experiência e criar limites pessoais saúdaveis, que definem como interagimos com os outros enquanto protegemos nosso próprio bem-estar emocional, mental e físico. No entanto, o aspecto astrológico que estamos analisando nos oferece a oportunidade de buscarmos este lugar de fala, que nos ajudará a manter um senso de individualidade e autorrespeito enquanto nos olhamos, amorosamente, em todas as parcerias e relacionamentos.
A ideia de amar "você e eu simultaneamente" enfatiza o equilíbrio entre cuidar de outra pessoa e cuidar de si mesmo. Aqui estamos falando sobre Limites saudáveis que garantem que, enquanto mostramos amor, respeito e apoio aos outros, não negligenciamos nossas próprias necessidades e bem-estar.
Entender suas próprias necessidades, desejos e limites. Essa consciência permite que você se comunique efetivamente e estabeleça limites apropriados. Expressar claramente seus limites aos outros de maneira respeitosa e assertiva. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e garante respeito mútuo. Inclusive, exercitar o "Não" quando for esta a única resposta cabível e que respeite os seus limites. Honrar os limites dos outros e também respeitar e honrar os seus próprios limites. Esse respeito mútuo promove a confiança e aprofunda as conexões.
Encontrar o equilíbrio certo entre dar e receber nos relacionamentos. Limites saudáveis previnem esgotamento e ressentimento, garantindo que ambas as partes se sintam valorizadas e cuidadas.
Em uma escala mais ampla, limites saudáveis contribuem para uma sociedade mais respeitosa e harmoniosa. Quando os indivíduos respeitam os limites uns dos outros, isso promove uma cultura de compreensão mútua e cooperação. Em essência, limites não são barreiras, mas pontes que nos permitem amar e respeitar a nós mesmos e aos outros simultaneamente. Eles criam um espaço seguro onde conexões genuínas podem florescer sem comprometer o bem-estar pessoal.
Portanto, trazemos esta reflexão para que possamos nos aprofundar no aspecto astrológico disponível neste período e que sejamos agentes de nossa própria transformação, da retomada de nossos caminhos e rotas, da reconquista de nossos méritos e dons. Todos estes passos nos conduzirão durante todo o processo de transformação do ano de 2025 de forma mais sólida, amorosa e profunda. Aproveitem!