03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024 - O Arquétipo da Sombra. Temos dentro da Mandala Astrológica um ponto matemático que representa Lilith ou a Lua Negra, simbolizando aspectos profundos e, muitas vezes, reprimidos na nossa psique. Ele é associado a temas de poder, independência e aspectos sombrios da feminilidade. Na Kabbalah, ela é conhecida como a primeira esposa de Adão, que se recusou a ser submissa e foge do Jardim do Éden. Na astrologia, ela simboliza a energia feminina indomável, a independência e a rebelião contra normas patriarcais. O arquétipo é feminino, porém, existe em todas as pessoas, homens e mulheres e fala do seu lado feminino que anseia pela autonomia e liberdade.
Este ponto astrológico é interpretado como um lugar de desejos reprimidos. Ali estão representados os desejos e impulsos que são muitas vezes suprimidos ou ocultados. Isso pode incluir anseios sexuais, necessidades de poder e a vontade de se libertar de normas sociais restritivas, ou padrões de submissão. Da mesma forma, fala sobre independência, rebelião e a recusa em ser submetida a outras pessoas ou situações. Ela se manifesta como uma força que luta pela liberdade pessoal e pela autonomia, desafiando as expectativas e limitações impostas pela sociedade. Mostra as sombras e nossa complexidade ao trazer à tona aspectos da personalidade que são considerados sombrios ou tabu. Estes podem ser medos profundos, traumas não resolvidos ou partes da psique que foram negligenciados. Portanto, podemos através da ativação deste lugar dentro da Mandala Astrológica transformar-nos profundamente, inclusive ao reconhecer e aceitar essas partes sombrias e abafadas dentro da própria psique, sendo possível, assim, alcançar uma maior autoconsciência e crescimento pessoal.
Para se trabalhar a energia da Lua Negra de forma construtiva, sugere-se que se dedique um tempo para introspecção e auto-exploração, investigando os desejos e medos profundos. Além do processo de aceitação de todas as facetas da personalidade, inclusive aquelas que são consideradas menos desejáveis ou tabu. Para os que assumem a responsabilidade em trabalhar essa energia, desenvolvem um poder pessoal incrível, pois ela é como um catalisador para a transformação e o seu empoderamento, permitindo que se evolua e cresça a partir das experiências e desafios.
No dia de hoje temos a Lua Negra aos 17 graus de Libra fazendo um sextil com Mercúrio aos 17 graus de Sagitário e um trígono com Júpiter aos 16 graus de Gêmeos.
Lua Negra em Libra simboliza uma busca intensa por equilíbrio, justiça e harmonia nas relações. Libra é um signo de ar que valoriza a diplomacia e a cooperação, mas a presença de Lua Negra pode trazer à tona questões de dependência, poder e medo de rejeição dentro das relações. A combinação de Lua Negra em Libra e Mercúrio em Sagitário promove uma comunicação honesta e direta, mas com um toque diplomático. Há uma tendência de se explorar temas profundos e talvez tabu dentro das relações. Existe um forte impulso para se discutir e resolver questões de injustiça e desequilíbrio nas relações. A comunicação será franca, mas também buscará a harmonia e o entendimento mútuo. Mercúrio em Sagitário traz uma mente aberta e curiosa, incentivando a exploração de ideias e perspectivas dentro do contexto das relações, mas por estar em retrogradação, os temas devem ser recorrentes e poderemos ver revisões sobre temas já antigos e conhecidos e não resolvidos.
Já o trígono da Lua Negra em Libra e Júpiter em Gêmeos pode levar a um grande crescimento pessoal e espiritual. Há uma busca por sabedoria que vai além das aparências superficiais, mergulhando nas profundezas das dinâmicas relacionais. Júpiter traz uma abordagem expansiva e otimista, incentivando a exploração de diferentes tipos de relacionamentos e dinâmicas sociais. Isso pode levar a uma maior compreensão e aceitação das complexidades emocionais. O trígono facilita o crescimento pessoal através da harmonia e do entendimento. As lições aprendidas com a Lua Negra em Libra são integradas de maneira positiva e construtiva, mas como Júpiter está retrógrado em Gêmeos, poderemos nos pegar revisando, detalhadamente, grandes eventos em nossas vidas. Fica a sugestão de confiar em uma força Superiora e Maior, na condução de nossos pensamentos e palavras durante nossas elocubrações e conversas, sendo um canal da vontade de um Ser Superior, como um canal de Luz do Criador. Através dos nossos pensamentos seremos capazes de nos libertar de velhas amarras durante este aspecto.
Finalmente, muita atenção aos aspectos de hoje, entre Lua Negra em Libra, em sextil com Mercúrio em Sagitário e em trígono com Júpiter em Gêmeos e toda a energia que está sendo disponiblizada, pois representa uma combinação harmoniosa de energias que promovem uma comunicação profunda e honesta, uma busca por justiça e equilíbrio nas relações e um grande potencial para crescimento pessoal e autoconhecimento. Esses aspectos facilitam a integração das partes sombrias da psique de maneira construtiva e expansiva, levando a um desenvolvimento pessoal e relacional significativo. Esta energia associada aos aspectos dos trânsitos nos próximos dias poderá se revelar muito proveitosa. Fiquem atentos, guardem suas anotações e considerações sobre a energia e voltem neste lugar no decorrer dos próximos dias.